A Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana realizou, no último dia 10, na avenida Fraga Maia, a II Caminhada do Amor, com foco na conscientização sobre o diagnóstico e o tratamento dos cânceres de mama e de próstata.
Em alusão às campanhas de prevenção Outubro Rosa e Novembro Azul, a Caminhada reuniu pacientes, médicos, colaboradores e parceiros da instituição filantrópica que é mantenedora do Hospital Dom Pedro de Alcântara e da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Unacon.
A prevenção, hábitos de vida saudáveis e o diagnóstico precoce foram lembrados durante todo o trajeto. O evento contou com a animação do professor Luciano Mello, do coreógrafo Rafa Britto, do DJ Vinny Nitro e com um show da banda Nego Nagô, no final do percurso, no Shopping Millenium.
Teve também a presença da embaixadora da Caminhada, a jovem Gabrielle Brandão, que descobriu um câncer de mama aos 24 anos junto com a gravidez da sua primeira filha, Aurora; do provedor da Santa Casa, Rodrigo Matos, políticos e representantes de diversos segmentos da sociedade civil, além de patrocinadores.
O provedor da Santa Casa, Dr. Rodrigo Matos, destacou que o objetivo da caminhada é a conscientização da população sobre a importância da prevenção. “O câncer muitas vezes é entendido como algo ao acaso ou hereditário, mas ele pode ser prevenido. Prevenido com mudanças no estilo de vida, em especial com alimentação saudável e atividade física. Por isso fizemos essa caminhada bonita, para que as pessoas se movimentem e façam esse grande movimento também na cabeça de cada um de vocês.”, ressaltou.
Durante a caminhada, os participantes tiveram também a oportunidade de se envolver em um ato de solidariedade, doando alimentos que serão destinados às instituições AAPC (Associação de Apoio às Pessoas com Câncer) e AAPSUS (Associação de Apoio aos Pacientes do SUS).
A gestora de captação de recursos da AAPC, Alessandra Almeida enfatizou a gratidão pela solidariedade promovida pela caminhada. “Neste grande evento do amor, evento que contagia, estou aqui representando a AAPC com enorme gratidão com o coração cheio de amor, para agradecer essa caminhada tão linda. Ainda mais que é uma caminhada para ajudar o próximo, é uma caminhada de solidariedade. A AAPC está aqui firme e forte para agradecer, vai ajudar mais de 600 famílias com esses alimentos. É um sentimento inexplicável estar aqui hoje. Muito obrigada a todos.”, destacou.