Uma equipe médica da Santa Casa de Feira de Santana realizou nesta quinta-feira, 6, pela primeira vez, uma embolização de aneurisma cerebral com cobertura do Sistema Único de Saúde, SUS. O procedimento inédito conteve uma hemorragia subaracnóidea, causada por um aneurisma cerebral roto que, em 50% dos casos, leva à morte os pacientes acometidos.
Este tipo de hemorragia é extremamente grave, resultando em sangramento intracraniano causado pela fraqueza na parede de um vaso sanguíneo do cérebro. “A embolização endovascular, técnica minimamente invasiva utilizada no procedimento, foi realizada através de uma pequena punção na virilha do paciente, que permite alcançar o aneurisma. Por essa razão, não há necessidade de cirurgia aberta”, explica o médico neurorradiologista intervencionista Arthur Lacerda, responsável pelo procedimento.
Com essa abordagem moderna e minimamente invasiva, a equipe médica foi capaz de acessar o aneurisma e preencher sua cavidade com molas, interrompendo o fluxo sanguíneo no local e prevenindo novos episódios de sangramento.
O risco de complicações graves em casos de aneurisma cerebral roto é extremamente elevado, com uma taxa de mortalidade de até 80%. A embolização realizada diminui significativamente esse risco, permitindo uma recuperação mais rápida para a paciente, que já tem previsão de alta precoce.
“Estamos felizes e orgulhosos pela atuação desta equipe que agiu de forma rápida e extremamente competente na realização de um procedimento tão raro e importante para a população. Esta é a principal vocação da nossa Santa Casa, sempre cuidando das pessoas e salvando vidas”, ressalta a provedora da instituição, Fernanda Reis.