Pacientes com suspeita de glaucoma têm a chance de participar da campanha “24 horas pelo Glaucoma”, uma ação social realizada em todo o país. Em Feira de Santana, a mobilização conta com a adesão da Santa Casa que no próximo sábado, 25.05, vai oferecer atendimento gratuito. Será no Centro Médico HCardio, unidade de atendimento ambulatorial da instituição.
O atendimento será iniciado às 7:00 da manhã. Para participar, é necessário fazer o agendamento prévio no próprio Centro Médico, até quinta-feira, 23, das 7:00 às 17:00. Os pacientes vão passar por triagem e receberão uma série de orientações para o tratamento da doença.
Os pacientes também precisam preencher os pré-requisitos da campanha: já ter o diagnóstico da doença ou ter histórico familiar de glaucoma; histórico de trauma ou cirurgias oculares; e ter mais de 40 anos.
A campanha “24 horas pelo Glaucoma” é de iniciativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia que promove o movimento em todas as regiões do país, na mesma data. O objetivo é mobilizar especialistas, população e órgãos competentes em torno da conscientização sobre a doença.
O glaucoma é uma das principais doenças oculares em todo o mundo e causa cegueira irreversível. Os sintomas podem demorar meses e até anos para se manifestar. Justamente por esta característica silenciosa da enfermidade é muito importante que a população entenda a necessidade de buscar uma consulta com oftalmologista regularmente.
Serviço trata retinopatia diabética
Com a inauguração do serviço de Oftalmologia da Santa Casa neste ano, pacientes acometidos pela retinopatia diabética, lesão na retina que pode levar à cegueira, passaram a ter acesso ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde, SUS, em Feira de Santana. Antes, o serviço era disponibilizado apenas na rede privada.
A retinopatia diabética requer um dos tratamentos mais caros na área de oftalmologia. Com o novo serviço, a população mais humilde passa a ter acesso integral ao procedimento que é fundamental para reduzir os impactos da doença e também da degeneração macular relacionada à idade, DMRI, que são as causas da cegueira irreversível.