O trinômio tradição, excelência em saúde e inovação, que norteiam os princípios mais importantes da Santa Casa de Feira de Santana, estiveram em evidência durante a cerimônia de entrega do título Médico Destaque, na última sexta-feira, 18, a cinco profissionais renomados da Medicina em Feira de Santana.
Em sua terceira edição, a deferência homenageou no Dia do Médico os doutores Sílvio Luiz Santos Marques, Altamirando José Ferreira Matos, Mário Sérgio de Carvalho Bacellar, Normeide Pedreira dos Santos França e José Antônio da Silva Barbosa.
Todos eles atuaram em alguma fase da carreira na Santa Casa de Feira de Santana, dando uma importante contribuição para o fortalecimento da instituição filantrópica mais importante da macrorregião centro-leste da Bahia.
A entrega do título, cujos principais objetivos são reconhecer e ressaltar a trajetória dos profissionais da Medicina, também se torna uma celebração da tradição e do compromisso da Santa Casa com a sociedade, como destaca o provedor Rodrigo Matos.
“Neste dia que é tão emblemático para a Santa Casa, queremos destacar que a inovação é importante, mas se não valorizarmos a tradição que permitiu que chegássemos até aqui não teríamos a capacidade de inovar de forma sustentável. Focados na excelência, fazemos isso olhando para o caminho da retidão que nos torna cada vez mais firmes”, defendeu o doutor Rodrigo Matos.
A Medicina está intrinsecamente relacionada ao contato com a população e com o propósito de cuidar de vidas, ressalta o diretor técnico da entidade, Dr. Edval Gomes.
“É uma alegria grande demais celebrar o dia do médico com homenagens a pessoas que ajudaram a trazer a Santa Casa ao lugar onde ela está. É muito importante o que fazemos, sobretudo nesse momento em que enfrentamos certas dificuldades, às vezes deixando de lado o que é mais relevante na nossa profissão, que é a humanização”, destacou Dr. Edval.
HOMENAGEADOS
O primeiro profissional a receber a honraria foi o hematologista José Antônio Barbosa, que atuou como diretor técnico da Santa Casa durante quatro anos.
“É um momento ímpar, fico feliz por reencontrar estas pessoas tão importantes para a minha trajetória. Aproveito para dizer ao provedor, dr. Rodrigo Matos, que ele pode contar comigo sempre para fortalecer o trabalho que está desenvolvendo aqui na Santa Casa”, afirmou.
A infectologista pediátrica Normeide Pedreira relembrou a trajetória na Medicina e a importância que a entidade teve na carreira dela. “Meu primeiros passos na pediatria foram nesta Santa Casa. Fiz estágio aqui, participei ativamente e aprendi com grandes mestres. Voltei formada e trabalhei na emergência, no ambulatório, na enfermaria, na sala de parto e no berçário até o fechamento da maternidade. Então, para mim, é uma grande emoção receber esta homenagem.”
A carreira do clínico geral Altamirando José Ferreira Matos também começou na Santa Casa: “é um prazer muito grande receber esta homenagem porque aqui sempre foi a minha casa; foram estas portas que se abriram para mim desde que eu era estudante do terceiro ano de medicina”, comemora.
Com larga experiência, o renomado gastroenterologista Sílvio Luiz Santos Marques foi diretor técnico da Santa Casa na década de 1960. Ele ressaltou a ética profissional que sempre norteou sua carreira na Medicina.
“Essa homenagem é resultado de toda uma vida focada na ética – são 56 anos de profissão muito bem vividos. A homenagem parece simples, mas é de grande importância. Fico extremamente lisonjeado”.
O médico Mário Sérgio de Carvalho Bacellar, um dos mais conhecidos cardiologistas da cidade, destacou a felicidade ao receber o reconhecimento.
“Sou muito grato a todos que estiveram de alguma forma na minha caminhada e quero manifestar meu agradecimento à Santa Casa. Partilhar com todos os colegas de Feira, com os quais terei sempre o dever do companheirismo”, pontuou.
Além dos médicos homenageados, a cerimônia contou com a presença de familiares e de profissionais que atuam nos diversos setores da Santa Casa, da imprensa e do ex-provedor José Ronaldo de Carvalho.